São Felix
Cidade entre montes verdejantes, carrega o nome do grande Félix Boa Saúde.
Situada às margens do Rio Paraguaçu, a 110 km de Salvador, a cidade tem uma história profundamente enraizada nos valores culturais da Bahia, tendo surgido durante a expansão da produção de cana-de-açúcar.
A cidade é marcada pelo desenvolvimento da indústria fumageira, com a instalação de fábricas de charutos, como Suerdieck, Dannemann, Costa Ferreira & Pena, Stender & Cia, Pedro Barreto, Cia A Juventude e Alberto Waldheis. Além disso, a cidade é conhecida por seu cultivo de dendê e forte comércio de estivas, secos e molhados. São Félix também se destacou durante as lutas e mobilizações sociais pela Independência da Bahia.
Ao caminhar pelas ruas de São Félix, pode-se sentir uma conexão com o passado, quando saveiros transportavam produtos do campo para a capital, movimentando o último porto que dava acesso à região das minas e do gado, no interior. A mistura de brancos, negros e herança indígena dá à cidade uma característica única, ligada às suas raízes ancestrais.
A cidade teve sua origem no aldeamento dos índios Tupinambás, mas em 1534, esse aldeamento era composto por apenas cerca de 20 palhoças habitadas por cerca de 200 índios. Com a chegada dos portugueses, eles tentaram escravizar os índios e forçá-los ao trabalho, começando a plantar cana-de-açúcar, montando engenhos de açúcar e alambiques. No entanto, a lavoura só prosperou com a chegada de escravos negros vindos da África em 1549, embora eles só tenham chegado a São Félix em 1615.
Na época, São Félix já era uma vila próspera, com casas de dois andares e um comércio desenvolvido, capaz de se sustentar. No entanto, ser uma vila era apenas uma formalidade burocrática, e em 15 de dezembro de 1857, a freguesia de Senhor Deus Menino e São Félix foi criada por decreto assinado pelo presidente da província, João Lins Vieira Cansanção de Sinimbu. Embora a vila tenha permanecido administrativamente a mesma, em 1860 foram iniciados os primeiros projetos de calçamento de acordo com a resolução da Câmara de Cachoeira, o que levou a um grande desenvolvimento em São Félix. O município foi criado a partir dos territórios das freguesias de São Félix (que se tornou a sede atual), São Pedro do Monte de Muritiba, Nossa Senhora do Desterro do Outeiro Redondo, Nossa Senhora do Bom Sucesso de Cruz das Almas, São Pedro do Aporá e Nossa Senhora da Conceição do Sapé, que foram desmembrados do município de Cachoeira pelo Ato Estadual de 23.12.1889. Em 25 de outubro de 1890, a sede foi elevada à categoria de cidade pelo Ato Estadual, e seu nome foi mudado para São Félix do Paraguaçu. Posteriormente, o nome foi simplificado para São Félix novamente por decreto estadual em julho de 1831.
São João 2023
Receba informações no seu e-mail!
Você pode enviar notícia para ser publicada aqui.